Três contêineres funcionam como Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para coleta de vidro entre os dias 10 e 15 de outubro em Santos, no litoral de São Paulo. A ação faz parte do evento mundial de Cultura Oceânica, promovido pela Unesco na cidade.
Os pontos de coleta estão localizados no Aquário, Orquidário e Jardim Botânico Chico Mendes, tem como propósito aumentar a circularidade do vidro e é liderado pela multinacional Verallia.
Atuamente, é estimado pelo setor que 75% dos vidros consumidos vão para aterros sanitários e apenas 25% são reciclados. Além do acúmulo de resíduo, os materiais destinados aos aterros possuem custo para as prefeituras.
Segundo a multinacional, para reciclar, não é preciso que o vidro esteja intacto. Apenas com a utilização de cacos na produção de novas embalagens já é possível reduzir o consumo de energia, extração de recursos naturais e a emissão de CO2. A cada 10% de caco utilizado na produção, pode-se reduzir 5% de CO2 e 2,5% a menos de consumo de energia no processo de fabricação.
Contêineres
Os contêineres possuem uma tecnologia que auxilia na limpeza do coletor. O projeto prevê disponibilizá-los em locais públicos e privados. Os pontos serão estrategicamente selecionados, o que viabiliza a organização, a coleta adequada e incentiva a boa prática ambiental.
O programa intitulado Vidro Vira Vidro e que prevê a instalação de mais de 1500 PEVs em diversas cidades para aumentar a coleta de vidro para reciclagem, é liderado pelas empresas Verallia, líder europeia e terceira maior produtora de embalagens de vidro para alimentos e bebidas do mundo, e a Massfix, líder nacional na reciclagem de cacos de vidros.
Fonte: Por g1 Santos