Movimento Eu Sou Catador

1º Encontro Nacional  Eu Sou Catador… Eu Sou Empreendedor !

 

 

 

 

 

O Quê É O MESC

MESC – Movimento Nacional Eu Sou Catador, é um Movimento formado por Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Associações, Cooperativas, Lixões e Ruas.

 

 

Tem como missão representar a categoria nos seus interesses e objetivos comuns, a fim de estabelecer uma relação mais direta e justa com o setor público e privado, empoderando os Catadores e Catadoras .

Queremos ser uma das melhores organizações em termos de valorização do trabalho socioambiental prestado pelos Catadores e Catadoras, oriundo da coleta, triagem e destinação dos resíduos sólidos urbanos, busca da garantia dos direitos sociais para os catadores e catadoras de materiais recicláveis do Brasil.

Apoio institucional aos  que desejam evoluir de forma integrada com os princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos para execução de trabalho na área socioambiental com foco na sustentabilidade.

contribuição para o desenvolvimento consciente e sustentável da sociedade, com estímulo aos conceitos e às práticas solidárias, favorecendo o pleno exercício da cidadania e respeitando o meio ambiente.

 

 

 

Justificativa

 

12 Anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos

A Ausência de Coleta Seletiva no Brasil, aliado ao abandono do Governo do Federal ocasionaram a precariedade do funcionamento das Cooperativas e Associações de Catadores formadas a partir do fechamento de aterros,  dos lixões e aterros controlados.

Apenas 4,24% dos Catadores estão organizados em cooperativas e associações, 95,76% estão excluídos, socialmente e economicamente, Vivendo abaixo da linha da extrema pobreza.

Essas cooperativas e associações de catadores e catadoras, precisam arcar com todos os custos de coleta, manutenção das centrais de triagem e manutenção dos espaços em comum, ocasionando um custo superior a 40% das receitas provenientes da venda dos materiais recicláveis.

 

 

Objetivo do Encontro

 

Debater e formular junto com a categoria estratégias que construam uma nova cultura na cadeia da reciclagem, com a participação ativa da sociedade, poder público e setor privado, trazendo por meio da participação a garantia da geração de renda, inclusão social e empoderamento da categoria.

Muitos problemas são vivenciados pelos catadores(as) ao longo de sua trajetória de organização, mesmo tendo aprovada a Lei 12.305/10 que reconhece e recomenda a participação dos catadores(as) na política de gestão de resíduos sólidos, programas de coleta seletiva municipais e na política de logística reversa.

 

Metas Do Encontro

 

  • Fortalecer a categoria de Catadores de Material reciclável;
  • Melhorar a qualidade de vida dos catadores e catadoras, conscientizando a sociedade como um todo, da necessidade da gestão integrada dos Resíduos;
  • Estimular a organização em cooperativas os catadores que atuam em aterro saitáro, bem como em situação de rua.
  • Incluir a categoria no processo de tomada de decisões políticas e administrativas na temática de Gestão Integrada de Resíduos;
  • Incluir na Economia Circular e a importância das Cooperativas de Catadores;
  • O empoderamento feminino nas organizações de Catadores de Material Reciclável, pois 63 -% da Categoria são Mulheres.

 

Objetivos Específicos

 

Resultados Esperados

 

 

 

 

 

 

RECOMENDADOS

ASSUNTOS DO MOMENTO

POPULARES

Welcome Back!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist