Fotos: Jefferson Peixoto/Secom
No mês dedicado ao Dia do Índio (19 de abril), os equipamentos culturais administrados pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), trazem uma rica programação com o tema “Povos Indígenas” e são opções de lazer para o final de semana na capital baiana. Confira as atrações:
Cidade da Música da Bahia – O espaço situado na Praça Cairu, no Comércio, terá no sábado (15), às 15h, a musicalização para bebês. Já no domingo (15), às 15h, o equipamento promove uma oficina de adereços indígenas, voltada para crianças. Nos dois dias, sábado e domingo, respectivamente, às 11h e às 14h, serão realizadas as visitas guiadas sobre “Cultura Musical dos Povos Indígenas”.
Casa do Carnaval da Bahia – O local, situado na Praça Ramos de Queirós (ao lado do Plano Inclinado Gonçalves, no Centro Histórico), terá o “Blocos de Índio” como tema do Bloco da Mediação, como é chamada a visita guiada ao espaço, às 11h e 14h. Também nos dias 15 e 16, respectivamente, será promovida a Oficina de Adereços sobre customização de abadás, fabricação de adereços e acessórios e toda a preparação para a folia, na seção Atelier do Carnaval, às 15h.
Casa do Rio Vermelho – Na Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai, na Rua Alagoinhas, 33, será encenado o espetáculo infantil “Desenhos na Varanda”, às 10h e às 18h. Às 10h30, será exibido o espetáculo “Caçadores de Sapo”. Às 15h30, o equipamento realiza uma visita mediada. Todas as atividades acontecem no sábado (15) e domingo (16).
Espaço Carybé de Artes – Localizado no Forte São Diogo, no Porto da Barra, o equipamento apresenta no sábado (15), às 15h, a atividade Artista por 1 dia com a oficina de artesanato indígena. No domingo, às 11h, será realizado o Hora da História com a narração “Como Surgiu a Noite”, e o Artista por 1 Dia, às 15h, com a oficina de colares de sementes.
Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana – Localizado em um dos maiores pontos turísticos da capital baiana, o equipamento que fica no Forte de Santa Maria, na Barra, exibe no sábado, às 16h, o Cine Foto sobre “Guardiões da Floresta – Terra Indígena Jaraguá”, com exibição de filmes curtas e longas metragens referentes à temática. No domingo, às 15h, acontece também no espaço a atividade “Artista por 1 dia – Colares e Sementes”.
Acesso – Os equipamentos funcionam de 10h às 18h, com entrada até às 17h. Os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia). Têm direito a meia-entrada os idosos, residentes de Salvador e estudantes. Crianças de até 6 anos e pessoas com TEA e/ou deficiência têm acesso gratuito, com direito a um acompanhante.