
Foi realizado nesta sexta-feira (19), no município de Mascote, no povoado de São João do Paraíso, distante 387 km de Itabuna, a operação “Toque de Recolher”, com a apreensão de mais de 500 pássaros, pelas equipes da Unidade Regional Sul, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar da cidade, através de denúncia anônima.
De acordo com as informações, obtidas pela equipe técnica do Instituto, os animais foram encontrados escondidos em uma casa onde possivelmente seriam comercializados.
Segundo o coordenador técnica do Inema, Eduardo Simões, esta operação mostra que através de denúncia o tráfico animal pode ser combatido. “É muito importante quando contamos com o apoio e a participação da comunidade para coibir o tráfico de animais em todo o estado”, disse Simões, que também contou com o apoio do técnico Alexandre Portela.
Durante a operação foram identificados pássaros das espécies como: papa capim, canário, pássaro-preto, cardial, papagaio, azulão e trica-ferro.
Esses animais passarão por uma avaliação pela equipe técnica e serão encaminhados para o Cetas de Cruz das Almas, gerido pelo Inema, para que os veterinários possam tomar todas as medidas necessárias para uma posterior soltura.