Foto: Bruno Concha/ Secom PMS
A Operação Respeite a Vida, realizada por agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), registrou 411 abordagens no primeiro dia oficial do Carnaval de Salvador na quinta-feira (16). Foram contabilizadas 76 autuações por infrações gerais à legislação de trânsito, sendo que 45 por descumprimento da Lei Seca – o número é menor que no último Carnaval, em 2020, quando no primeiro dia de folia foram registradas 49 autuações relativas à legislação, que proíbe condução de veículos após ingestão de bebida alcoólica.
O número de acidentes registrados no primeiro dia da folia também foi menor que no mesmo período em 2020. Ontem foram contabilizados oito acidentes sem vítimas fatais, contra 12 registrados naquele ano – à época houve duas vítimas fatais.
A Transalvador tem investido em campanhas de conscientização dos motoristas sobre os riscos da mistura álcool e direção. Balões (blimps) espalhados dentro e fora dos circuitos da folia, painéis eletrônicos, distribuição de folders educativos e até a exposição de veículos que tiveram perda total em acidentes e que provavelmente implicaram na morte dos condutores são algumas peças usadas na ação.
A recomendação da autarquia municipal é que, sempre que possível, os foliões usem o transporte público ou alternativo, como táxis, Linha Expressa saindo dos shoppings e veículos por aplicativos, que também têm a vantagem de ter acesso às vias mais próximas dos circuitos.
Estacionamento – Muitos foliões fizeram uso do estacionamento da Zona Azul, com uso do aplicativo. Foram no total 13.358 veículos estacionados nestas áreas.
A operação da Transalvador envolveu 87 viaturas e 29 motos na quinta-feira (16).